Ordinário da Missa

 

RITOS INICIAIS

CANTO DE ENTRADA

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amen.

A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Irmãos : Para celebrarmos dignamente os santos mistérios, reconheçamos que somos pecadores.
Confessemos os nossos pecados .
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa.
E peço à virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Amen.

KYRIE

Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Haut de page

GLÓRIA

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso : nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai :
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
Vós, que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo ; só Vós, o Senhor ;  só Vós, o Altissimo Jesus Cristo ; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amen.

OREMOS

LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA - SALMO
SEGUNDA LEITURA - ALELUIA

EVANGELHO

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo ...
Glória a Vós, Senhor.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

HOMILIA

Haut de page

PROFISSÃO DE FÉ

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisìveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos :
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro ; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos ; padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras ; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos ; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho ; e com o Pai  e o Filho é adorado e glorificado : Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.
Professo um só batismo para remissão dos pecados.
E espero a ressureição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir.
Amen.

ORAÇÃO UNIVERSAL

Haut de page

LITURGIA EUCARÍSTICA

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que hoje Vos apresentamos, e que para nós se vai tornar Pão da vida.
Bendito seja Deus para sempre.

Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da vossa bondade, fruto da videira e do trabalho do homen, que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da salvação.
Bendito seja Deus para sempre.

Orai, irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS ... Amen.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA II

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Corações ao alto.
O nosso coração está em Deus.
Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.
É nosso dever, é nossa salvação.

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação, dar-Vos graças sempre e em toda a parte por Jesus Cristo, vosso amado Filho.
Ele é a vossa Palavra, por quem tudo criastes.
Enviado por Vós como Salvador e Redentor, fez-Se homem pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria.
Para cumprir a vossa vontade e adquirir para Vós um povo santo, estendeu os braços e morreu na cruz ; e, destruindo assim a morte, manifestou a vitória da ressurreição.
Por isso, com os Anjos e os Santos, proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

Haut de page

Sanctus

Santo, Santo, Santo,
Senhor, Deus do universo.
O céu e a terra proclamam a vossa glória.
Hossana nas alturas.

Benedictus

Bendito O que vem em nome do Senhor.
Hossana nas alturas !

Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade.

Santificai estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, de modo que se convertam, para nós, no Corpo e + Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na hora em que Ele Se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo : "'TOMAI, TODOS, E COMEI : ISTO É O MEU CORPO QUE serÁ ENTREGUE POR VÓS."

De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo : "TOMAI, TODOS, E BEBEI : ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE serÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA de MIM."

Mistério da fé !
Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição.
Vinde, Senhor Jesus !

Celebrando agora, Senhor, o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho, nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios.

Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo num só corpo.

Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa ..., o nosso Bispo ... e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo.

Lembrai-Vos também dos [outros] nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo : admiti-os na luz da vossa presença.

Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre.

Amen

Haut de page

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

Vós, Senhor, sois verdadeiramente Santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Espírito Santo ; e não cessais de reunir para Vós um povo que de um extremo ao outro da terra Vos ofereça uma oblação pura.

Humildemente Vos suplicamos, Senhor : santificai, pelo Espírito Santo, estes dons que Vos apresentamos, para que se convertam no Corpo e + Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

Na noite em que Ele ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo : "'TOMAI,  TODOS, E COMEI : ISTO É O MEU CORPO, QUE serÁ ENTREGUE POR VÓS."

De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, abençoou-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo : "TOMAI, TODOS,  E BEBEI : ESTE É CALICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SerÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIm ."

Mistério da fé !
Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição.
Vinde, Senhor Jesus !

Celebrando agora, Senhor, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, e da sua admirável ressurreição e ascensão aos Céus, e esperando a sua vinda gloriosa, nós Vos oferecemos, em acção de graças este sacrifício vivo e santo.

Olhai benignamente para a oblação da vossa Igreja : vede nela a vítima que nos reconciliou convosco, e fazei que, alimentando-nos do Corpo e Sangue do vosso Filho, cheios do seu Espírito Santo, sejamos  em Cristo um só corpo e um só espírito.

O Espírito Santo faça de nós uma oferenda  permanente, a fim de alcançarmos a herança eterna, em companhia dos vossos eleitos, com a Virgem Santa Maria Mãe de Deus, os bem-aventurados Apóstolos e gloriosos Mártires, ... e todos os Santos, por cuja intercessão esperamos sempre o vosso auxílio.

Por este sacrifício de reconciliação, dai, Senhor, a salvação e a paz ao mundo inteiro ; confirmai a vossa Igreja na fé e na caridade, ao longo da sua peregrinação na terra, com o vosso servo o Papa ..., o nosso  Bispo ... e todos os Bispos e ministros sagrados, e todo o povo por Vós redimido.

Atendei benignamente às preces desta família que Vos dignastes reunir na vossa presença.

Reconduzi a Vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos dispersos. Lembrai-Vos dos nossos irmãos defuntos, e de todos os que morreram na vossa amizade. Acolhei-os com bondade no vosso reino, onde também nós esperamos ser recebidos, para vivermos com eles eternamente na vossa glória, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Por Ele concedeis ao mundo todos os bens.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre . Amen.

Haut de page

RITOS DA COMUNHÃO

PATER NOSTER

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome ; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje ; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido ; e não nos deixeis cair em tentação ; mas livrai-nos do mal.

Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, adjudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador.

Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos :
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz : não olheis aos nossos pecados, mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade.
Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Amen.

A paz do Senhor esteja sempre convosco.

O amor de Cristo nos uniu.

Saudai-vos na paz de Cristo.

Haut de page

AGNUS DEI

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

O Corpo de Cristo.
Amen.

RITOS DE CONCLUSÃO

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e + Espírito Santo.
Amen.

Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.


© 1995, Edições SÃO PAULO

 

        >Haut de page<